+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar
vitoria regia

Vitória Régia

Seja bem-vindo(a) ao site cplantar.com, este é o melhor site da internet para você aprender como plantar frutas, flores, ervas medicinais e árvores de toda e qualquer espécie. Trabalhamos com profissionais das áreas de Engenharia Florestal e  Agronomia, por isso garantimos a eficácia das técnicas aqui ensinadas.    Seja muito bem vindo a nossa comunidade. Agora vamos aprender um pouco sobre a Vitória Régia (Victoria amazonica). Uma das plantas símbolo da floresta amazônica.

Nome Científico: Victoria amazonica
Família: Nymphaeaceae
Características Morfológicas: Possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície. A floração ocorre desde o início de março até julho, é branca e abre-se apenas à noite e mantém-se assim até aproximadamente às 9 horas da manhã seguinte. No segundo dia a flor ganha um tom rosado, quando está pronta para a polinização.
Origem: América do Sul (Bacia Amazônica).
Ocorrência Natural: Originária da região equatorial da bacia do Rio Amazonas, Amazonas.

A vitória-régia é a maior planta aquática do mundo e que tem a maior flor das Américas. Ela também é conhecida pelo nome popular de jaçanã. Esta planta é encontrada no Brasil, Bolívia e Guianas. No território brasileiro ela é típica da região Norte, na bacia do Rio Amazonas.

Planta exclusivamente aquática, a vitória-régia tem folhas flutuantes e possuem canais de escoamento e duas fendas laterais, encaminhando a água das chuvas para o lago. Ela tem reservatório energético rico em amido, ferro e sais minerais, que pode ser utilizado como alimento.

O fruto amadurece em torno de seis semanas e as sementes são flutuantes. Estas, em época de vazante, fixam-se no solo, germinando uma nova planta.

Uma curiosidade sobre a folha da vitória-régia é que esta, quando jovem, possui o formato de coração. Ela também tem propriedades laxantes e cicatrizantes, além da capacidade de colorir e fortalecer os cabelos.

Profile photo of Fernando Silva
Sobre o Autor

Comentários no Facebook