+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Os Benefícios da Acelga

Posted On 16 jul 2015
By :
Comment: Off

Acelga é um vegetal de folhas verdes que está na mesma família da beterraba. No entanto, enquanto a raiz da beterraba é normalmente consumido, são as folhas de acelga que são consumidos. Ela também passa a ser um dos alimentos mais saudáveis do planeta. Aqui estãoos 8 benefícios da acelga para saúde.

A acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla) é uma hortaliça que apresenta talos longos e firmes, as suas folhas podem ser baças ou brilhantes, com uma coloração verde ou avermelhada. Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C. Além destas, contém ésteres do ácido oxálico, o que pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos. Na Argentina, a acelga é muito apreciada na culinária, uma vez que é consumida em pizzas, em forma de bolinhos fritos, mas principalmente como ensopado, com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite.

 1 – Antioxidantes: Acelga é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do planeta (antioxidantes são responsáveis pelas cores vivas em frutas e vegetais). Ele contém beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, zinco, luteína, zeaxantina, quercetina, kaempferol, e muitos outros antioxidantes que combatem doenças.

2- Regular o açúcar no sangue: Acelga contém ácido siríngico e fibra e ácido siríngico, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Se você está em risco de diabetes ou de ter sido diagnosticado com diabetes, você deve comer mais vegetais verdes folhosos, como acelga.

3 – Saúde Óssea: Acelga, como outros vegetais de folhas verdes, é uma excelente fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes. Uma xícara de acelga fornece cerca de 101 mg de cálcio. Ele também contém vitamina K e de magnésio, ambos são importantes para os ossos fortes.

4 – Prevenção do Câncer: Acelga é um dos super alimentos que é conhecida por sua propriedades preventivas do câncer graças à fibra, clorofila, fitoquímicos e outros pigmentos vegetais que ela contém. Estudos descobriram que vegetais de folhas verdes são particularmente benéfica contra o câncer de cólon.

5 – Saúde do Cérebro: Além de fortalecer os ossos, a vitamina K em acelga é crucial para o bom funcionamento do cérebro e sistema nervoso, pois é essencial na formação da bainha de mielina, a camada protetora em torno de nervos:

6 – Sangue Saudável: acelga é rica em ferro, que é essencial para manter a saúde do sistema circulatório e na prevenção da anemia. A vitamina K promove a coagulação sanguínea saudável e evita contusões excessiva e hemorragia.

7 – Saúde do Cabelo: Acelga é rica em biotina, uma vitamina importante pro cabelo que promove o crescimento e força. Os pesquisadores descobriram que 30 mcg por dia de biotina é benéfico para o cabelo e uma xícara de acelga contém cerca de 10,5 mcg. Acelga também tem quantidades elevadas de vitaminas C e A, os quais auxiliam os folículos pilosos na produção de sebo.

8 – Saúde Ocular: Uma xícara de acelga contém 9.276 mcg de luteína, um antioxidante que é essencial para a saúde dos olhos. Pesquisadores sugerem que consumir entre 6.000 e 10.000 mcg de luteína por dia pode manter a saúde dos olhos e prevenir ou retardar o aparecimento de doenças oculares relacionadas à idade.

Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook