+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Verduras – Acelga

Posted On 04 out 2014
By :
Comment: Off

A acelga ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla), é uma hortaliça, que apresenta talos longos e firmes, as folhas podem ser baças ou brilhantes, de coloração verde ou avermelhada.  A acelga cujo nome botânico é Beta vulgaris var., é uma hortaliça nativa do Mediterrâneo e da costa atlântica da Europa. Pertence a uma subespécie da família Amaranthaceae  da qual estão inclusas mais de 2000 espécies, sendo a grande maioria ervas ou subarbustos. Muito apreciada por ser altamente nutritiva e por conter propriedades medicinais benéficas para a saúde, a acelga é uma vegetal folhoso cultivado em praticamente todas as zonas temperadas do mundo.

Contém quantidades consideráveis de niacina, vitamina A e vitamina C. Além destas contém ésteres do ácido oxálico, o que pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos.

Na Argentina, a acelga é muito apreciada na culinária e é consumida em pizzas, na forma de bolinhos fritos e, principalmente, é consumida como ensopado junto com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite.

História

Na antiguidade a acelga já era utilizada pelos romanos, egípcios e gregos. Tornou-se mais conhecida na Idade Média, na França.

Uso medicinal

A acelga pode ser usada nas micoses, cicatrizes e cálculos biliares. Age como antioxidante, auxília o fígado e é utilizada nas doenças circulatórias. Na Turquia, a acelga é uma das ervas mais utilizadas pelos diabéticos, pelo fato dela ajudar na redução de glicose no sangue. Além disto, a acelga é conhecida por fortalecer o estômago, por ser eficaz em desinflamar os nervos (neurite), age como antioxidante, combate os cálculos biliares, é muito utilizada em doenças circulatórias, como também é considerada um poderoso cicatrizante. Por conter fibras alimentares a acelga é um alimento que pode estar presente na dieta de pessoas que o intestino não funciona corretamente e tem um leve efeito laxativo.

A forma de propagação da acelga é por meio de sementes e sua época de plantio está entres os meses de fevereiro a julho nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e nos meses de abril a junho na região Norte. A colheita das acelgas é feita em torno de 70 dias após o plantio.

acelgaverdura-acelga-verduras

Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook