+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Tanchagem / Tansagem – diurético, facilita a cicatrização, combate inflamações da gengiva e garganta

tansagem-tanchagem

 

Para muitos a tanchagem ou Tansagem ( Plantago major ) não passa de uma simples erva daninha. Porém, seus efeitos medicinaissão confirmados em diversas pesquisas e estudos sobre a erva. Especialistas em medicina complementar e fitoterapia dizem que a tanchagem é uma excelente planta para melhorar as funções pulmonares, circulatórias e digestivas. Também controla inflamações da gengiva, garganta,problemas reumáticos e de pele e infecções em geral. A planta é completa pois ela tem em sua composição flavonoides ( com ação anti-inflamatória ), esteroides ( hormônios ), taninos ( adstringentes, que ajudam eliminar alguns metais pesados ), saponinas ( bons expectorantes ) e ácidos orgânicos. Diante de tantas propriedades medicinais, é utilizada como diurética, para desinchar e desintoxicar o organismo;  para controlar diarreias; agir como expectorante emdoenças respiratórias com muco; e como cicatrizante.

Receitas Medicinais

Diurético
Ingredientes:
1 colher ( chá ) de folhas secas de tanchagem
1/2 litro de água fervente
 
Modo de Preparo: Agora em uma panela, coloque as folhas secas de tanchagem e despeje a água fervente. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e tome 2 xícaras ( chá ) por dia.
Tosse com muco
Ingredientes:
1 colher ( sopa ) de folhas frescas de tanchagem
2 xícaras ( chá ) de água
 
Modo de Preparo: Coloque as folhas frescas de tanchagem e a água e leve para ferver em uma panela, durante 5 minutos. Agora espere amornar e coe. Se preferir, adoce o chá com mel a gosto.Beba 1 xícara ( chá ) 3 vezes ao dia.
Contra Indicação: receitas medicinais preparadas com tanchagem não devem ser consumidas por gestantes ou pessoas com prisão de ventre.
Profile photo of Fernando Silva
Sobre o Autor

Comentários no Facebook