+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Propriedades Medicinais da Salsa (Petroselinum crispum)

Posted On 22 out 2014
By :
Comment: Off
Tag:

A Salsa pertence à família das Umbelíferas, herbácea bienal bem ramosa, de raízes fusiformes, grossas e de cor branca. No primeiro ano, surgem somente as folhas, que têm pecíolo longo, formato triangular, são penadas e divididas em segmentos de margens detadas ou crespas. No seundo ano de desenvolvimento, surgem as inúmeras flores brancas, que se reúnem em formato de guarda-chuva. O fruto-semente é um diaquênio. O plantio é feito por semeadura, em qualquer época do ano, em local definitivo. O cultivo pode ser feito em vasos e adapata-se bem a solos areno-argilosos, ricos em matéria orgânica e pouco ácidos. Prefere climas temperados e frios. Deve ser feito em desbaste na planta quando atingir 5 centímetros de altura e a colheita começa 60 dias após a semeadura. A raiz deve ser colhida no primeiro ano e as folhas em qualquer época, cortando-se as mais desenvolvidas.

salsa-salsinha-1

Propriedades : Emenagoga, diurética, vasodilatadoras e tonificante.

Indicações : Retenção de líquidos, celulite, insuficiência cardíaca, urina escassa, insuficiência renal, inapetência, anemia, esgotamento físico, dismenorréias. Tanto a raiz coom as folhas e talinhos da salsa podem ser usados em chá diurético, estimulante, emenagogo e fortificante.

Principios Ativos : Vitaminas: A, B, C e K; Sais minerais: cálcio, ferro; Óleo essencial: apiol e míristicina; Carotenóides; Psoraleno e compostos relativos: ficusina, bergapteno, majudina, e heraclina; Furocumarínas antimicrobiais: psoraleno, 8-metoxipsoraleno, 5-metoxipsoraleno, oxipeucedanina, e tsopimpinelina; Glicosídeos estrogénícos de flavona: 6″-acetilapina e petrosídeo.

Toxicologia : Mulheres grávidas devem evitar ingestão de salsa de forma abundante, pois predispoe ao aborto. Pessoas alérgicas a outros membros da família Apiaceae (exemplo, cenoura, erva-doce, aipo) podem ser especialmente sensíveis aos componentes químicos nas flores da salsa. As reacões adversas da ingestão do óleo incluíram dor de cabeça, vertigem, perda de balanço, convulsões e danos renais. Os compostos psoralenos encontrados na salsa foram associados com uma reação de fotodermatite encontrada entre os colhedores de salsa. A reação dermatológica é geralmente apenas evidente se as áreas expostas ao suco também forem expostas à luz solar forte, esta reação pode ser minimizada pelo uso de roupas protetoras e de proteção solar.

Modo de Usar :

Diurético, eliminador de uréia; inchaços, edemas; cálculos urinários; reumatísmos; gota: em uma xícara de chá, coloque 1 colher de chá de raízes picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá de manhã, em jejum, e outra à tarde.

Regularizador do fluxo menstrual : coloque 2 colheres de chá de frutos-smentes em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 10 dias e coe. Tome 1 cálice, 2 verzes ao dia, de preferência, 10 dias antes do início de masntruação.

Adscessos; chagas; feridas; úlceras; secar o leite materno; picadas de insetos : em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de folhas e hastes frescas bem , picadas e adicione 1 colher de chá de el. Amasse bem até formar uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique, em forma de cataplasma, sobre o local afetado, renovando a aplicação, 2 a 3 vezes ao dia.

Pasta para melhorar o apetite : em um liquidificador. coloque 2 maços de folhas e hasttes frescas de salsa, bem picadas, 1 cebola picada e 1 colher de chá de vinagre. Bata bem, até engasgar. Adicione 1 colher de sopa de óleo de cozinha. Bata novamente até engasgar. Adicione sal à gosto. Espalhe sobre fatias de pão integral e come antes das principais refeições.

Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook