+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Pau-formiga

Posted On 10 mar 2015
By :
Comment: Off

Nome Científico: Triplaris americana L.
Família: Polygonaceae
Características Morfológicas: Árvore dioica (onde as plantas femininas e masculinas se diferenciam nas cores da flor), que pode alcançar 20 metros de altura. Floresce de agosto a outubro. É uma planta perenifólia (cujas as folhas não caem antes de as novas já terem se desenvolvido; ou seja, mantém suas folhas durante todo ano),  e em formato de elipse.
Origem: Brasil
Ocorrência Natural: Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo.

De tronco oco e abrigo para formigas (daí a razão do nome comum), o pau-formiga pode chegar a 20 metros de altura. É uma espécie de rápido crescimento e que se adapta facilmente a terrenos úmidos.

Por ser dioica, possui plantas femininas e masculinas que se diferenciam nas cores da flor. A feminina, de rosa intenso, é vistosa em relação à masculina, mais apagada. Elas podem ser vistas de agosto a outubro.

Também conhecida por pau-de-novato, novateiro-de-mato-grosso ou formigueiro, esta árvore é empregada também no paisagismo, tendo em vista a beleza de suas flores.

Apresenta preferência por solos muito úmidos ou alagados. De crescimento rápido, aos dois anos já atinge três metros de altura.

pau formiga

Saiba mais:
Árvores Brasileiras – Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil, de Harri Lorenzi

Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook