+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

O clima das regiões brasileiras produtoras de uva e vinho

Posted On 29 nov 2014
By :
Comment: Off
Tag:

A produção de uva americana e híbridos para a agroindústria está concentrada em condições climáticas de tipo temperado e subtropical. Em todas elas, as baixas temperaturas de inverno resultam na queda das folhas seguida do período de repouso da uva. Assim, diferentemente de algumas condições encontradas em regiões de produção de uva de mesa, obtêm-se somente uma safra anual. Verifica-se que, na região Sul do Brasil, a distribuição das chuvas é bastante homogênea ao longo dos meses do ano. Já na região Sudeste, a precipitação apresenta uma distribuição desigual ao longo do ano, sendo menor nos meses de abril a setembro.

No conjunto de região produtoras do Brasil, as variáveis climáticas apresentam comportamento diferenciado ao longo do ano, incluindo as temperaturas, a insolação, a precipitação pluviométrica e os índices climáticos vitícolas. As regiões com maior índice térmico eficaz apresentam a característica de terem uma data de colheita mais precoce que as de menor índice.

Quanto à qualidade da uva, no Rio Grande do Sul, o índice heliopluviométrico de maturação (Westphalen, 1977), calculado pela razão entre a insolação efetiva (h) e a precipitação total (mm) no período de dezembro a fevereiro, é usado para caracterizar o potencial das regiões para a maturação de uvas americanas. Considera-se condição ótima de maturação o índice >2, condições boas de 1,7 a 2,0 e ruins abaixo de 1,7.
Os fatores de qualidade dos vinhos e outros produtos vitivinícolas nas diferentes regiões é função do clima, do solo, das cultivares, técnicas de cultivo e sistemas de processamento empregados.
As características climáticas da vitivinicultura brasileira são bastante particulares e distintas daquelas encontradas na maioria dos países vitivinícolas. Tal situação confere aos produtos um conjunto de características e uma tipicidade própria, em grande parte influenciada pelo efeito clima, que ainda está por ser melhor conhecido. Em todas as condições de produção, o aroma foxado é uma característica organoléptica típica dos vinhos e sucos elaborados a partir de uvas comuns.

A figura dados climáticos médios mensais indicativos para as diferentes regiões vitivinícolas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais: temperatura do ar – média, máxima e mínima, precipitação pluviométrica e insolação.

clima-uva-brasil

Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook