+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar
ipê branco

Momento Ambiental – Floresta de Ipês

Na época mais seca do ano, os moradores de Brasília assistem a uma explosão de ipês. As espécies se revezam e florescem em momento diferentes. O espetáculo acontece há, pelo menos, 30 anos. Em todo o Distrito Federal, cerca de 600 mil ipês deixam as ruas e praças coloridas. O Momento Ambiental mostro e você vê novamente aqui no Como Plantar

Tabebuia, conhecido popularmente como ipê, pau-d’arco, peúva, ipé e ipeúna, é o gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae. Em 1978, a lei 6 507 oficializou a flor do ipê como a flor nacional do Brasil.

As espécies deste gênero são importantes para obtenção de madeira usada para mobília e outros usos ao ar livre. É maisdensa do que a água. É cada vez mais popular o uso da madeira para construção de deques devido a sua resistência contra insetos e sua durabilidade. Em 2007, a madeira certificada do ipê tinha se tornado prontamente disponível no mercado, embora os certificados fossem forjados ocasionalmente.

O ipê é amplamente utilizado como a árvore decorativa nos trópicos em jardins, nas praças públicas e bulevares devido à sua florescência impressionante e colorida. As flores aparecem no fim do inverno, junto com o período de queda das folhas. São úteis como plantas de mel para abelhas, e são popular com determinados colibris. A casca de diversas espécies tem propriedades medicinais. A casca é seca e fervida, produzindo fazendo um chá amargo ou ácido: o chá da casca interna de ipê (T. impetiginosa). É um remédio erval usado tipicamente durante a gripe e a estação fria, facilitando, ainda, a tosse do fumante. Trabalha aparentemente como expectorante, estimulando, através da tosse, que os pulmões se livrem do muco contaminado.

As flores do ipê branco e amarelo podem ser utilizadas na alimentação tanto cruas quanto cozidas/fritas. São dotadas de lenho muitíssimo resistente à putrefação. Sua madeira é muito dura e resistente: é branca, levemente rosada, uniforme, leve, macia e durável, própria para marcenaria fina.

Profile photo of Fernando Silva
Sobre o Autor

Comentários no Facebook