+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Guariroba

Posted On 26 fev 2015
By :
Comment: Off

Nome Científico: Syagrus oleracea
Família: Arecaceae
Características Morfológicas: Palmeira ereta que chega a medir até 20 metros de altura. Possui folhas grandes, com aproximadamente três metros de comprimento. De outubro a fevereiro dá flores em cachos. Os frutos, amarelo-esverdeados, são comestíveis e apresentam uma amêndoa branca.
Origem: Brasil
Ocorrência Natural: Ocorre da Bahia até São Paulo, passando por Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

guariroba

A guariroba é uma palmeira de clima quente e solos bem drenados, mas pode ser encontrada também em matas mais secas, caso da Caatinga e do Cerrado. Mas vê-la em campos é sinônimo de terra fértil. Essa espécie também é utilizada em projetos paisagísticos de praças e canteiros centrais de ruas e avenidas. Em Jataí, no interior de Goiás, há milhares de mudas distribuídas pela cidade.

Em pastos a guariroba é aproveitada pelo gado, que come suas folhas verdes e também seus coquinhos. Isso porque quando amadurecidos eles caem e se tornam importante complemento na alimentação desses animais.

O fruto, conhecido como coco-guariroba, dá uma amêndoa branca, que é muito utilizado na produção de doces caseiros. A planta também dá um palmito de sabor amargo (se comparado aos palmitos das espécies da Mata Atlântica), muito consumido na região de Goiás. Pode-se citar o típico empadão goiano, de que serve como matéria prima.

Apesar de fazer parte das receitas, a guariroba foi dizimada e hoje encontra-se classificada como vulnerável, o que fez com que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) proibisse a extração do palmito nativo.

Para não continuar sem a iguaria utilizada no preparo de comidas, proprietários cultivaram a guariroba para consumo familiar. Para tê-la é necessário possuir uma licença do Ibama, que exige a preservação de 20% de mata natural da propriedade.

 

Saiba mais:
Frutas no Brasil, de Silvestre Silva.

Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook