+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Flamboyant

Posted On 08 mar 2015
By :
Comment: Off

Nome Comum: Flamboyant

Nome Científico: Delonix regia
Família: Fabaceae
Características Morfológicas: Árvore tipo guarda-sol, o flamboyant chega a medir 12 metros de altura (e muitas vezes sua copa é mais extensa que isso). Seus troncos são fortes e, quase sempre, levemente retorcidos. Esta espécie costuma perder suas folhas em alguma estação do ano (geralmente durante o inverno, quando este é bem marcado). Elas são bipinadas, formadas por dez a 15 pares de folíolos. Cada flor apresenta um cálice com cinco sépalas e uma coroa de cinco pétalas. Os frutos, tipo vagem, medem cerca de 45 centímetros de comprimento e tornam-se marrons ao amadurecer.
Origem: Madagascar, na África.
Ocorrência Natural: Comum em todas as regiões brasileiras, sobretudo no Sudeste.

Fogo sobre madeira. Aparentemente, isso daria em destruição. No caso do flamboyant, é uma metáfora a acentuar uma beleza bastante frequente na arborização urbana do Brasil. Não é à toa que em francês este nome quer dizer flamejante.

As flores desta árvore parecem ferver dentro da própria cor. Mas há que se dizer: possui tonalidades mais brandas, como o alaranjado e o salmão-amarelado. As primeiras mudas foram trazidas ao País no início do século 19.

Atualmente essa árvore tem um inegável apelo paisagístico, mas com ressalvas: suas raízes podem danificar calçadas, redes de esgoto, muros e até construções. Por isso, é recomendada para parques, grandes jardins e campos abertos.

Esta espécie, conhecida ainda como flor-do-paraíso, pau-rosa, acácia-rubra e árvore-flamejante, é perene. Uma curiosidade: as sementes do flamboyant têm leve dormência e um jeito de “acordá-las” é fazer uma imersão em água quente (80ºC), por cinco a dez minutos. Duas semanas depois de plantadas, germinam.

flamboyant

Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook