+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Como Plantar Verduras

Cada vez mais estamos buscando alternativas na alimentação, com isso, acabamos nos interessando pela produção de alimentos como verduras em casa. Por este motivo muitas pessoas buscam novas técnicas e um bom jeitinho de aliar o útil ao agradável, como forma de obter boa alimentação e ainda aliviar o cansaço do dia-a-dia, criando hortas mesmo vivendo nas áreas urbanas. Se você quer aderir a esse novo estilo de vida para ter uma alimentação mais saudável e comer menos produtos industrializados ou com agrotóxicos, confira a seguir uma série sobre como plantar verduras para ter alimentos frescos todos os dias.

Verduras

Veja agora Como plantar Verduras

– Preparo do terreno: Delimite o espaço de cultivo verduras com pedaços de pau e um cordão. Depois revolva a terra, aplicando entre 200 e 300 gramas de cal hidratada. Isso deve acontecer cerca de 18 dias antes do plantio das verduras. Sete dias após a aplicação de cal, coloque na terra os adubos naturais, como cascas de frutas. Depois de sete dias, aplique na terra entre 100 e 200 gramas de adubo químico, distribuído de forma uniforme pela terra. O plantio de sementes e mudas pode ser realizado uma semana após o último procedimento de preparo da terra.

– Começando a horta: plantar verduras em casa é bastante simples. Você pode começar com algo pequeno, escolhendo o que será plantado pensando no clima da região e os tipos de praga que podem atingir esta plantação. Você pode começar sua hora com semeaduras ou com mudas de verduras já grandes. As mudas grandes podem ser adquiridas em viveiros, obtendo um resultado mais rápido em sua horta. Com uma plantação de verduras  em casa é preciso adquirir o hábito de verificar sua horta todos os dias, tomando os cuidados de regar, colher o que estiver bom e ainda procurar por pragas. O melhor horário par regar a horta é no começo da manhã ou no fim da noite, já que correm o risco de perder a umidade com a evaporação se forem regadas no horário mais quente do dia. Deve-se evitar o cultivo de verduras da mesma família, evitando o surgimento de doenças e pragas.

– Cuidados com a adubação: o adubo vegetal pode ser colocado em fileiras, em meio as plantas. Já o esterco animal, usado também como adubo, pode ser substituído por um adubo feito em casa, com restos de comida, mato, cascas de frutas, folhas, entre outros. Faça um buraco na plantação e jogue todo o material, que precisa ter contato com a água ao menos duas vezes por semana.

– Local ideal para plantar verduras : o local ideal para plantar verduras precisa contar com escoamento da água, evitando o excesso em seu cultivo. O local também precisa contar com incidência do sol, preferencialmente na parte da manhã. Escolha verduras como abobrinha e abóbora, que permitem um plantio tanto vertical como horizontal. O solo deve estar constantemente úmido até que as primeiras mudas apareçam.

– Cuidados importantes: com relação às sementes das verduras, é preciso verificar informações como a validade e a variedade, a espécie a procedência das sementes, que devem ser cultivadas conforme o período certo de plantio constitui fator importante no bom desenvolvimento de verduras de qualidade e saudáveis. Os inseticidas de origem química não devem ser usados, além de se optar por água limpa para regar a horta. Se aplicar algum remédio nas verduras, contra pragas, espere um período maior para ingeri-las. Depois de realizar cada colheita, a recomendação é alternar o tipo de plantio.

Essas dicas ajudaram você? Compartilhe suas experiências com seus amigos, e não se esqueça, se tiver qualquer dúvida, basta perguntar que responderemos imediatamente. Um grande abraço e volte sempre.

Para receber nossas dicas, cadastre seu e-mail que lhe enviaremos todas elas

Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook