+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Como Plantar Tomilho

O tomilho para além de ter um perfume maravilhoso, tem inúmeros usos na culinária, desde molhos para saladas a assados. Como a maioria das ervas aromáticas, o tomilho pode ser facilmente criado dentro de casa. Precisa apenas de uma janela com luz e ajuda para crescer. Apesar de ser uma planta perene, acaba por ser de curta duração por ser consumido rapidamente. Manter tomilho é extremamente simples. Aprenda aqui como plantar tomilho em vaso.

TOMILHO-COMO-PLANTAR-TOMILHO

Condições

  • Sol: o tomilho gosta de luz. Convém colocá-lo numa janela com muita luz ou numa varanda ao sol.
  • Água: regue regularmente, mas não excessivamente. Deixe o solo secar ligeiramente entre as regas. O tomilho é extremamente resistente à seca.
  • Temperatura: esta deve ser média, como é resistente, o tomilho irá crescer em temperaturas entre 10 a 21ºC.
  • Solo: este deve ter uma boa drenagem.

Crescimento

O tomilho cresce em ramos. Para dividir uma planta grande, retire a planta do vaso e desmembre, gentilmente, a esfera da raiz e o caule. Depois, plante cada bola num vaso individual. Na maioria dos casos, é mais fácil retirar as plantas lenhosas mais velhas e comprar novas plantas de tomilho. Também pode usar sementes para criar tomilho. Estas demoram a germinar entre uma a três semanas e existem em mais variedades.

Replantar

A maioria das plantas de tomilho são replantadas apenas uma vez, quando são novas. Pode ir dividindo as plantas por vários vasos pequenos (com 10 cm de largura e 15 cm de altura). As plantas mais velhas tendem a desenvolver um caule lenhoso. O ideal é replantá-las em vasos com terra nova quando isso acontecer.

Dicas

  • O tomilho não é uma planta difícil de crescer. Crescem bem em qualquer época do ano, tanto em locais quentes e secos, como em locais com geadas leves e em altitudes mais elevadas. No interior, o único desafio que poderá enfrentar será fornecer a luz adequada para esta crescer e para evitar possíveis pragas.
  • Como é uma erva aromática, deve evitar usar o maior número de pesticidas e produtos químico possíveis. Como o tomilho é propenso à mosca branca e a pulgões, use óleo de Nim, sempre que necessário, tendo o cuidado de seguir as instruções do rótulo.
Profile photo of Fernando Silva
Sobre o Autor

Comentários no Facebook