+55 (41) 9983-1657 contato@cplantar.com
Como Plantar

Como Plantar Espinafre

Espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva daninha originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2–30 cm de extensão e 1–15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.
No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia (Aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence a uma outra família botânica.
espinafre
Instruções


  1. Uma das coisas mais importantes para semear os espinafres é a terra. Os espinafres preferem os solos úmidos e ricos, mas se o solo tem matéria orgânica suficiente, pode ser semeado em qualquer solo. Se quer plantar os espinafres em pequenas hortas ou vasos, só tem que juntar uma quantidade generosa de comporto orgânico à terra. Os espinafres não crescerão bem se o solo tiver um P.H superior a 6,7, os valores do P.H tem que estar entre os 6 e 6,5 para terem um bom crescimento. Se tem esse problema, o que pode fazer é deitar um pouco de cal e assim melhorar a acidez do solo.
  2. A melhor época, para plantar as diferentes variedades de espinafre, é no início da primavera, ainda que também os possa plantar a finais do verão, mas o melhor é plantar no início da primavera, uma vez que é uma planta que necessita de um pouco de calor para crescer. No entanto, se quer plantar os espinafres no verão, pode procurar algumas variedades que sejam mais resistentes ao calor.
  3. Para semear as sementes de espinafre, tem que fazer um pequeno buraco na terra, com uns 2 cm de profundidade. Pode cultivar os espinafres em filas de até 12 a 15 sementes por cada metro e com uns 30 cm de separação entre as filas. Se as cultivar em vasos, espalhe as sementes em volta de toda a superfície e quando aparecerem as plantas pequenas, volte a plantá-las com uma distância de 20 cm entre cada planta.
  4. Não é necessário ter muito sol, uma vez que os espinafres podem crescer sem a necessidade de ter banhos de sol excessivos, embora possam estar ao sol, mas há que ter o cuidado de não escolher lugares ou espaços muito calorosos.
  5. Tem que evitar que se criem charcos de água na terra, uma vez que podem apodrecer as raízes, deve semear os espinafres num solo úmido mas não alagado. Regar o cultivo frequentemente pode gerar bons resultados e plantas ricas com folhas carnudas, sendo especialmente importante nos cultivos em que de faz a colheita tardia na primavera. Os espinafres de verão são difíceis de cultivar, a não ser que lhe proporcione um solo fértil e úmido, num local que tenha sombra para evitar os raios de sol, de forma a que o desenvolvimento aconteça mais rapidamente.
  6. Para a colheita do espinafre, não é necessário arrancar toda a planta, só é necessário remover as 5 ou 6 folhas da extremidade. Isto fará com que as folhas internar mais pequenas voltem a crescer rapidamente e as assim a possa apanhar mais tarde.
  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como plantar espinafres , recomendamos que entre na nossa categoria de Os Legumes.
Necessita


  • Terreno com terra úmida oi vaso de 2 L.
  • 2 meses para a colheita
  • Água
  • Sementes de espinafre
Conselhos


  • A eliminação de ervas daninhas pode ser feita manualmente, com as ferramentas adequadas ou com herbicidas.
  • A planta de espinafre não gosta de calor. O excesso de calor faz florescer a planta prematuramente, tornando-a amarga.
  • É recomendável plantar várias colheitas de espinafre com desfasamentos de 2 semanas. Isto proporcionará uma fonte constante de espinafre.
Profile photo of master
Sobre o Autor

Comentários no Facebook